quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Benefícios da Anestesia Geral Inalatória

                      

 Infelizmente, todo procedimento anestésico possui riscos, tanto na medicina humana quanto na medicina veterinária, pois ocorre depressão dos sinais vitais e os fármacos anestésicos são dependentes de alguns órgãos como o fígado e o rim para sua metabolização e eliminação, caso estes órgãos não estejam em perfeita condição fisiológica, o anestésico permanece por um período maior no organismo favorecendo a ocorrência de efeitos adversos. Pacientes idosos,com obesidade e doenças crônicas, cardiovascular, endócrina, neurológica, pulmonar, além de hepática e renal também possuem risco adicional.
     

Os riscos podem ser minimizados com a presença de um médico veterinário anestesista. Dessa forma, durante um procedimento anestésico sempre os sinais vitais devem ser monitorizados constantemente através de um monitor multiparâmetros que contenha pelo menos os seguintes parâmetros: eletrocardiograma, saturação de oxigênio e pressão arterial não invasiva. O centro cirúrgico deve ser equipado com cilindro(s) de oxigênio(s),  tubos endotraqueais, laringoscópio e monitor.
     Sempre é recomendado a presença de um médico veterinário anestesiologista durante o procedimento anestésico devido à capacidade técnica, familiaridade farmacológica e treinamento frente a situações emergenciais durante a administração anestésica. O protocolo anestésico torna-se personalizado, pois o anestesiologista realiza o protocolo baseado no histórico do animal, exame clínico, exames pré operatórios e presença de enfermidades concomitantes ou uso crônico de medicamentos.
     A anestesia inalatória é uma ferramenta essencial para a segurança do seu animalzinho durante um procedimento cirúrgico.
      Os anestésicos inalatórios oferecem várias vantagens, incluindo a possibilidade de oferecer oxigênio durante o transoperatório; a facilidade de se adequar a profundidade da anestesia durante as várias fases do procedimento, a facilidade de eliminação do anestésico sem alteração metabólica, uma vez que a via de eliminação é a respiratória o que torna a recuperação anestésica muito mais rápida, e a possibilidade de interromper a anestesia caso haja algum transtorno durante o procedimento.
     Esta anestesia causa uma menor sobrecarga cardíaca e respiratória, oferecendo maior segurança a qualquer tipo de animal, principalmente aos que possuem alguma alteração prévia ( alterações hepáticas, renais, cardíacas  pulmonares, pacientes geriátricos, debilitados....), e também a procedimentos longos.

 Foi pensando nisso que a Clínica Veterinária Cão de Guarda investiu em equipamentos e na capacitação profissional para oferecer o melhor para o seu animal dentro do nosso centro cirúrgico.
           (Aparelho de anestesia inalatória e monitor multiparâmetros que afere frequência cardíaca e respiratória, saturação de oxigênio, eletrocardiograma, pressão arterial não-invasiva e temperatura).


Dra. Carla Adriana - Médica Veterinária e Pós-graduanda em Anestesiologia Veterinária.



    



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI: