quinta-feira, 21 de junho de 2012

Doenças respiratórias em cães e gatos ocorrem mais no inverno



Espirros, nariz escorrendo e tosse podem ser sinais de doença respiratória.

Com a chegada do inverno, os animais de estimação ficam mais suscetíveis a problemas de saúde, como gripes e resfriados, reagindo de maneiras adversas às mudanças repentinas de temperatura. Para controlar estes sintomas, a Cão de Guarda alerta para a importância de cuidados especiais com cães e gatos, nesta época do ano.

Já é fato que o clima frio e seco favorece o aparecimento da gripe, facilmente transmitida por meio da tosse e do espirro. Com os animais, não poderia ser diferente. A traqueobronquite infecciosa canina, mais conhecida como "tosse dos canis ou gripe canina", afeta diretamente cães de todas as idades e resulta na inflamação do sistema respiratório.


A transmissão ocorre mais freqüentemente quando há aglomeração de animais, por exemplo, em parques, praças, canis, hotéis para cachorros, abrigos e loja de animais, mas o seu animal que sai pouco de casa também não está livre pois o contágio acontece pelo ar.
O principal sintoma é a tosse seca que freqüentemente piora com os exercícios físicos, agitação ou mesmo pela pressão da coleira. Outros sintomas como secreção nasal, falta de apetite e febre podem ser indícios de quadros mais graves da gripe canina. Para que os bichinhos não tenham problemas de saúde, o melhor a se fazer é imunizar com a vacinação e atentar para simples cuidados, no dia-a-dia como manter a pelagem mais comprida ou o uso de roupas para os cães de pelo curto. Além dos banhos que devem ser realizados com água morna e com xampus que propiciem a secagem rápida dos pêlos com o auxílio de secador. Os cuidados com os filhotes e os idosos devem ser redobrados pois o sistema imunológico deles é muito mais frágil.

Para realizar as imunizações entre em contato conosco para saber mais a respeito, pois a prevenção é a melhor forma de garantir a saúde do seu animal.

Fonte: Pet Society e Dra. Carla A. L. Martins (médica veterinária da Cão de Guarda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI: