domingo, 24 de junho de 2012

Dra, o meu cão está comendo fezes!E agora??Saiba mais sobre a coprofagia


O que é Coprofagia?
Coprofagia é uma condição que leva o cão a comer fezes. É um hábito muitas vezes difícil de quebrar. As causas e as consequências da coprofagia podem ser mais ou menos preocupantes, conforme as condições em que o cão é mantido eque fezes escolhe ingerir.

Causa principais:

Falta de nutrientes e semelhança com a comida - Comendo rações de baixa qualidade, o cão acaba não ingerindo todos os nutrientes que precisa. Essas rações também são pouco digeríveis, fazendo com que as fezes sejam semelhantes ao alimento e se tornem atrativas. Dar ração em excesso pode levar ao mesmo problema.
Ansiedade,solidão e stress - Os cães podem desenvolver coprofagia com um escape à solidão, ansiedade ou stress. É frequente em cães que têm falta de exercício físico e mental ou que passam muito tempo sozinhos.
Castigos - Se o cão é castigado por fazer as suas necessidades dentro de casa (geralmente batendo ou esfregando o focinho do cão nas fezes), o cão pode comer as fezes pata tentar escondê-las e evitar o castigo.
Procura de atenção - Um cão negligenciado pode comer fezes para chamar a atenção dos donos. Apesar de ser atenção negativa, é a única forma que o cão encontra.
Exploração - Alguns filhotes, podem sentir-se atraídos a comer as suas próprias fezes, tratando-se de uma curiosidade normal e de desejo de explorar o novo.
Gatos - Como a ração de felinos contêm níveis maiores de proteínas, em alguns casos acaba sendo atrativa para os cães.

Coprofagia tem solução?
Sim, com o uso de suplementos ou medicamentos, aliados a alguns cuidados, esse problema tem solução.

Cuidados:
* Monitorar as quantidades e a qualidade do alimento que fornece ao seu animal e evitar sobrecarga de petiscos.
*Evite prováveis causas de stress, como deixar o animal sozinho por longos períodos.
* Evite reprimir o animal logo após ingerir as fezes.

Consulte sempre um médico veterinário antes de medicar ou mudar a dieta do seu animal!!!

Fonte: Informativo Coveli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI: